FAQ

Quais testes foram feitos no tecido?


Os testes estão descritos no artigo publicado, para acessar o paper, clique aqui.




O tecido da XIELD atende às normas?


A norma referência para análise antiviral é uma adaptação da Norma ISO 18184 - Determination of antiviral activity of textile products avaliada especificamente contra o SarS-CoV-2 pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - ICB/USP.

Comentários do pesquisador Dr. Lucio Freitas Jr em relação à metodologia adotada:

“...Os experimentos foram feitos duas vezes, em dois dias diferentes e por dois grupos diferentes de pesquisadores, de modo que a análise dos resultados fosse feita de forma cega.

Os resultados das análises por quantificação do material genético viral por PCR indicaram que as amostras de tecido com diferentes micropartículas de prata incorporadas na superfície inativaram 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células após dois e cinco minutos de contato. "A quantidade de vírus que colocamos nos tubos em contato com o tecido é muito superior à que uma máscara de proteção é exposta e, mesmo assim, o material foi capaz de eliminar o vírus com essa eficácia", diz Lucio Freitas Jr, pesquisador do laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do ICB-USP.

"É como se uma máscara de proteção feita com o tecido recebesse um balde de partículas contendo o vírus e ficasse encharcada", comparou o pesquisador. Além de testes para avaliação da atividade antiviral, antimicrobiana e fungicida, o material também passou por ensaios para avaliação do potencial alérgico, fotoirritante e fotossensível, para eliminar o risco de causar problemas dermatológicos...”

Referência para a citação do Dr. Lúcio: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/06/17/empresa-brasileira-cria-tecido-que-elimina-o-coronavirus-so-pelo-contato.htm




A quantos ciclos de lavagem a atividade antimicrobiana resiste?


A eficiência do tecido em termos de solidez às lavagens foi feita com base em normas AATCC de lavagem caseira. Foram executados os testes de eficiência contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e fungos de acordo com a AATCC 100 e AATCC 147. Os tecidos testados foram lavados por 30 ciclos de lavagem de acordo com a norma AATCC 61:2003. Os resultados obtidos em todos os testes mostram uma eficiência antibacteriana e antifúngica de no mínimo 99,9%.




Além da proteção antiviral, antibacteriana e antifúngica, quais outros benefícios os tecidos utilizados na confecção das peças oferecem?


A linha de confecção XIELD é produzida com tecidos ecológicos, de altíssima qualidade que garantem ao profissional de saúde maior proteção, maior eficiência no controle de infecções e maior prevenção na transmissão de microrganismos patógenos, principalmente o SARS-CoV-2.

Além da maior proteção do usuário, os tecidos utilizados na linha de confecção XIELD possuem:

ANTIODOR - Elimina e previne o indesejável mau cheiro causado pela transpiração.

ECO FINISH - um acabamento natural, ecológico e sustentável, derivado de manteiga do cupuaçu, um fruto típico da região Norte do Brasil.

ECO PET – Tecidos XIELD são feitos de fibra natural de algodão e poliéster reciclado de PET, vindos de fornecedores certificados e homologados.

UPF – Proteção Solar da pele contra raios UV.





IMPORTANTE

 

A linha de vestuário de proteção XIELD MEDICAL PROTECTION é mais uma aliada na luta contra patógenos infecciosos e não exime o usuário da aplicação de medidas protetivas complementadas pelas ações de distanciamento social, desinfecção, uso de máscara protetiva e outros EPIs de acordo com cada função, para garantir a proteção do usuário e redução dos riscos de contaminação. Tais medidas são essenciais para a contenção da disseminação dos agentes infecciosos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Mais informações podem ser encontradas nos seguintes endereços:

 

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

 

http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus

 

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public

 

As instruções de proteção coletiva devem ser tomadas prioritariamente às medidas de proteção individual.

 

O uso dos vestuários de proteção da linha XIELD MEDICAL PROTECTION deve considerar a compatibilidade da sua utilização com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, óculos de proteção, face shield, capacete de proteção, proteção auricular, máscara de proteção, respirador, etc.

Toviesur LTDA

www.xield.com.br | medical@xield.com.br

CNPJ: 35.490.621/0001-85

Rua General Osório, 982 - Centro   São Carlos/SP

(16) 9 8848 9453

© 2020 XIELD